A gagueira é sempre um tema constante na rotina de todos os fonoaudiólogos, e ainda assim, para a população em geral, é envolta de muita de falta de informação e mitos, mas, nesse artigo, vamos falar de uma maneira muito clara e direta um pouco sobre essa dificuldade de comunicação.
A gagueira é uma desordem da fluência, caracterizada por rupturas no fluxo da fala, em forma de hesitações, bloqueios, prolongamentos ou repetições de sons, sem controle, audíveis ou não. Ela acomete cerca de 5% das crianças entre 2 e 5 anos de idade e estima-se que 1% destas apresentará a gagueira do desenvolvimento persistente.
Ao contrário do que a sociedade acredita, a gagueira NÃO é causada por nervosismo, ansiedade, timidez, insegurança ou outras crenças equivocadas. Segundo os achados da ciência, ela surge por uma combinação de fatores: genéticos, neurobiológicos, ambientais. E embora o avanço das pesquisas esteja esclarecendo muitos aspectos a respeito desta desordem, a gagueira ainda carrega consigo muitos mitos que se desenvolveram em torno dela, ao longo do tempo.
Em geral, a pessoa que gagueja encontra dificuldades para se comunicar, mas isto não a incapacita, pois, muitas delas se tornaram célebres, com feitos importantes para o mundo inteiro.
Você sabia que muitos artistas famosos superaram a gagueira? A maioria deles encontrou sua profissão exatamente no processo de superação, em aulas de teatro e canto, além dos tratamentos fonoaudiológicos. Julia Roberts, Samuel L. Jackson, Nicole Kidman, Elvis Presley, Murilo Benício, Malvino Salvador, Marilyn Monroe, Ed Sheeram, além de Bruce Willis, Emily Blunt, Kylie Minogue, Chris Martin, entre outros.
Existe tratamento sim, e ele é feito por fonoaudiólogos especialistas ou experientes em gagueira, que dispõem de técnicas e procedimentos específicos para conduzir o processo terapêutico.
Embora possa ser trabalhada em qualquer idade, recomenda-se que a consulta ao fonoaudiólogo seja precoce, ou seja, tão logo surjam os primeiros sintomas.
Por isso, se desconfiar que seu pequeno esteja gaguejando e com dificuldade para falar, procure um profissional para um diagnóstico preciso. A intervenção terapêutica é essencial para que a família seja acolhida, tenha acesso à informação atualizada e desenvolva uma atitude positiva que promova o desenvolvimento da criança.
Aqui na clínica temos profissionais especialistas em fluência, então se apresentar ou se conhece alguém que tenha esses sintomas, entre em contato e marque uma avaliação.
E continue nos seguindo para se informar sobre mais conteúdos como esse.
Leia também:
https://www.srsfonoaudiologia.com.br/quando-devemos-procurar-o-profissional-de-fonoaudiologia/
https://www.srsfonoaudiologia.com.br/onze-atitudes-positivas-pessoa-que-gagueja/