Você sabe qual a importância do brincar na vida dos bebês e das crianças pequenas?
Com estímulo e brincadeiras, a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento, pois através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
O destaque do brincar na primeira infância se dá à relação com o desenvolvimento cerebral, já que uma criança pequena, que conta com estimulações cerebrais, se desenvolve melhor.
As sinapses são muito rápidas nessa fase, e faz com que a criança aproveite essa interação de brincadeiras para aprender e fazer conexões que formam a base para as suas habilidades cognitivas.
Ou seja, deixar uma criança livre para brincar sozinha, do jeito que ela quiser é ganho de saúde.
Por isso, são tão importantes como estímulo e não há dúvidas sobre os benefícios das brincadeiras durante a primeira infância.
E as brincadeiras podem se dar com a família, pais, irmãos, vizinhos, amiguinhos. Tanto crianças quanto adultos…O importante é brincar!
Se você reconhece que seu filho tem dificuldades relacionadas ao brincar, não deixe de procurar um profissional especializado para te ajudar.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário.
E continue conosco para mais posts informativos como esse.