A VOZ SOFRE CONSTANTES ALTERAÇÕES. SAIBA O QUE FAZER PARA PRESERVÁ-LA SEMPRE LIMPA, BONITA E SAUDÁVEL.
A voz é o som mais importante do corpo humano. Sua primeira manifestação é o choro, logo após ao nascimento. Posteriormente, ela ocorrerá também no riso, no grito, na fala e no canto.
A voz é única, assim como a nossa impressão digital. Ela revela diversas informações a respeito de quem fala como: sexo, idade, saúde, personalidade, estado emocional, grupo social e profissional ao qual o indivíduo pertence. São tais características que nos permitem identificar, pela voz, pessoas ao telefone ou até imaginarmos as características de alguém que desconhecemos.
A voz sofre constante modificação ao longo da nossa vida. As causas disso podem ser metabólicas como na adolescência e na terceira idade quando a voz se modifica como consequência a variações hormonais. Ou ainda por interferências tanto funcionais quanto ambientais como: intensidade (falar alto, gritar), frequência (uso prolongado da voz, falar em excesso), falar em locais ruidosos ou com ruídos competitivos.
No corpo humano a produção da voz se inicia em duas dobras de músculo e mucosa – as pregas vocais – popularmente conhecidas como “cordas vocais” que estão dispostas de forma horizontal no interior da laringe, na região do pescoço. Durante a fonação o ar expirado (ar que sai dos pulmões), junta as pregas vocais, fazendo-as vibrarem e produzirem som. Essa vibração percorre laringe, faringe, boca, nariz e seios paranasais, que funcionam como um autofalante, amplificando o ruído produzido pelas pregas vocais, até que chegue ao ambiente externo em forma de voz.
A boa conservação das estruturas envolvidas na fonação garante a qualidade vocal. Sendo assim, alguns cuidados poderão manter a voz limpa, bonita e saudável:
– hidrate-se bebendo 8/10copos de agua, em temperatura ambiente, por dia;
– evite falar alto, rir, gritar, tossir ou pigarrear em excesso;
– modere o consumo de cafeína;
– evite cantar ou falar por tempo prolongado em ambientes ruidosos, abertos ou durante resfriados, estados gripais, alérgicos, respiratórios;
– evite fumo, droga e álcool destilado em excesso;
– fale ou cante moderadamente em período pré menstrual;
– evite usar vozes fora do seu padrão habitual;
– use roupas confortáveis, que não apertam a cintura e/ou o pescoço;
– evite alimentos pesados e condimentados;
– faça repouso vocal após uso prolongado da voz;
– mastigue bem os alimentos;
– evite choques térmicos;
– permaneça o menor tempo possível em ambientes com fumaça, poeira, pouca ventilação e poluição;
– em caso de dor, sensação de esforço, aperto, ardor, queimação ou cansaço ao falar, procure um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Que bom que achou o que procurava Marcos.
Ficamos felizes em saber que podemos ajudar e fazer diferença.
Continue ligado em nossos artigos.
Obrigada